O Projeto de educação Fiscal de são José da Laje intitulado como “Da Cidadania Cultural à Cidadania Fiscal” tem como objetivo levar de forma lúdica e pedagógica para as salas de aulas e a sociedade civil, discussões sobre a importância do pagamento de tributos alinhando a cultura e a cidadania em prol da disseminação da educação fiscal.
A Associação dos Tributaristas de Alagoas (ATRIAL) é parceira do programa e auxiliará na sua disseminação. A educação fiscal é essencial para a formação de uma cidadania mais próspera, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência fiscal forte.
“É muito bom ver que há gestores preocupados com o futuro de sua comunidade, implementando ações cujos frutos somente serão colhidos a médio e longo prazos. Uma mudança cultural não se faz da noite para o dia. A semente da Educação Fiscal está plantada e agora nos cabe regá-la para que cresça e floresça”, afirmou a Presidente da ATRIAL Íris Basílio, em discurso.
O projeto foi idealizado pela Procuradora Geral do Município de São José da Laje Roseli Matias, sócia da ATRIAL, em parceria com as secretarias de Educação e Comunicação do município. Foram lançados neste projeto um aplicativo game e um gibi. O aplicativo já está disponível na plataforma digital Android, na qual possibilita ao usuário uma experiência de aprendizado e reflexão sobre a questão financeira do município, bem como informações sobre os tributos (o que são, para que servem e para onde eles são destinados).
Já o Gibi: “Turma Lajense: Da cidadania cultural à cidadania Fiscal”, busca orientar sobre a importância social do tributo, fornecendo informações à sociedade sobre o tema em questão, destacando a cultura e a história do município São José da Laje e a importância das contribuições para a manutenção de prédios públicos locais, abordando o assunto de forma didática e interativa com diálogos de seis personagens ilustrados.
Veja o Gibi clicando aqui.